Pra que fazer psicoterapia?

02.08.2015

 

Existem vários motivos que levam as pessoas buscarem por psicoterapia, os mais comuns são: momentos de crise, aparecimento de sintomas e diagnósticos médicos. Mas não precisamos esperar as coisas ficarem ruins ou muito ruins para buscarmos por ajuda e outros recursos. Por isso, citarei um exemplo bem comum em que o psicólogo pode ser de extrema importância:

Sabe aqueles momentos em que você não vê saída? Não vê novos caminhos? Não vê escolhas? Quem já não passou por isso, não é mesmo? Mas você sabe o que um psicólogo pode fazer neste momento pra você?

“Um dia dois peixes jovens estavam nadando juntos, e por acaso encontraram um peixe mais velho nadando no outro sentido, que acenou e disse: 

- Bom dia meninos. Como vai a água?

E os dois peixes jovens continuaram nadando um pouco; então uma hora um deles olhou para o outro e perguntou:

- Água? O que é água?”

A "água" são os hábitos, as escolhas automáticas, impensadas, as decisões invisíveis que estão presentes no nosso dia a dia. O fato de olharmos para água, de tomarmos consciência de sua existência, faz com que ela se torne visível novamente. E quando a água se torna visível, você é capaz de voltar a escolher, de enxergar novos caminhos e possibilidades, e, sobretudo, se responsabilizar por aquilo que quer e pela mudança que deseja. 

E agora, sabe o que um psicólogo pode fazer pra você? Pode te ajudar a tomar consciência daquilo que você não vê mais. Daquilo que você não vê mais saída, não vê mais escolhas, não vê novos caminhos.

E pra você, como vai a água?

Permita-se!

 

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Profissões: o que escolho? Como me decido? A escolha da profissão em 2 etapas

March 11, 2015

1/2
Please reload

Posts Recentes

02.11.2019

08.09.2018

Please reload