top of page

Quando procurar um psicólogo?

Se você chegou até aqui é porque já tem um motivo ou quer descobrir se precisa de um.

Então vamos lá.

Procuramos um médico só quando estamos doentes? Alguns vão me dizer que sim. Outros vão me dizer que não, pois vão ao médico para fazer um check-up ou exames de rotina.

Fazemos atividade física só quando estamos fora de forma ou quando é sugerido por algum especialista? Alguns vão me dizer que sim. Outros vão me dizer que não, pois praticam atividade física para ter uma vida mais saudável.

Vamos ao dentista só quando estamos com dor nos dentes? Alguns vão me dizer que sim. Outros vão me dizer que não, pois sabem que é necessária uma visita periódica ao dentista para garantir a saúde bucal.


Buscamos um psicólogo só quando estamos sofrendo, angustiados, depressivos, estressados, com transtornos.... A grande maioria dirá que sim. Sabe por quê? Porque faz parte do inconsciente coletivo associar a psicologia a algum mal.

Um mero engano!

O fato é que a psicologia está sim para nos ajudar em todas essas situações, mas ela NÃO ESTÁ SÓ para isso. Por ser pouco difundida no Brasil, as pessoas acabam alimentando uma incompleta ideia sobre sua função, e acabam deixando de buscar um psicólogo por acreditar que isso seria assumir um fracasso, uma fragilidade, debilidade; ou pelo próprio preconceito de que a psicologia é para loucos e desajustados.


Então que seja dito: a psicologia é um método científico que está para nos ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, a conhecer nossas limitações e potencialidades, nos ajuda a conquistar de forma mais objetiva e satisfatória resultados, ela nos permite conscientizar e criar possibilidades de escolhas, nos ajuda a ter um novo olhar sobre uma mesma situação, contribui para qualidade de vida e promoção de saúde.


A psicologia está para todos aqueles que acreditam que nosso CORPO não é só físico, mas também é MENTE!

Posts em Destaque

bottom of page