top of page

Profissões: o que escolho? Como me decido? A escolha da profissão em 2 etapas


Sabe aquela pergunta que você ouvia quando era criança:

-O que você quer ser quando crescer?

E que você respondia com a maior facilidade:

- Quero ser bombeiro.

- Quero ser professora.

- Quero ser astronauta...

Quando se é criança tudo é mais simples, inclusive responder a esta pergunta. Mas, se você é um adolescente esta pergunta poderá te trazer muitas dúvidas.


Se na sua cabeça existe um grande ponto de interrogação, saiba que não é o único. Grande parte dos adolescentes passa pelas mesmas dúvidas que você, e com toda razão. A adolescência é um momento de muitas mudanças, corporais e psicológicas, e é nesse contexto que você precisa decidir quem vai ser, qual estilo de vida quer levar, qual escolha irá fazer.


Talvez pense: Como posso decidir sobre minha vida profissional se ainda não descobri o que gosto, se não sei o que quero? Em que sou bom? Faço Medicina ou Direito? Técnico ou Graduação? O que devo escolher? Aquilo que me dará dinheiro ou o que me fará feliz? E o que me faz feliz?

Perguntas é que não faltam neste momento.


Mais atenção: é preciso ter calma, eu sei que é difícil, mas só com tranquilidade conseguirá se conhecer melhor e conhecer o mercado de trabalho.

Então... Por onde começar?


Etapa 1: É preciso se conhecer!

Antes de escolher uma profissão, dentre tantas, é preciso identificar suas habilidades, seus gostos, suas expectativas. Pode começar analisando suas produções escolares, quais atividades ou disciplinas tem mais facilidade ou afinidade, que atividades/matérias gostaria desenvolver mais.

Também é importante refletir sobre como se vê dentro da sociedade, como se imagina no futuro, quais seus sonhos, por fim, tente estabelecer metas para alcançá-los.


Etapa 2: Conhecer o mercado de trabalho atual

Agora que já conseguiu conhecer um pouco sobre seus gostos, habilidades e expectativas é preciso listar as profissões que tem interesse. Para isso seguiremos o passo a passo.


Primeiro - pesquise. Obter informações sobre as áreas de seu interesse facilitarão sua escolha.

Quais profissões existem? O que faz esse profissional? Quais as vantagens e desvantagens dessa profissão? Qual o perfil profissional? Quais as possibilidades de progressão? Quais as áreas de atuação? Qual a formação exigida? Qual a duração do curso? Quais instituições ofertam essa formação? Em que locais estão as instituições? Quanto custa a mensalidade, transporte, alimentação?

Pesquise na internet, jornal, revista, converse com professores, pais, colegas e profissionais da área.


Conversar com profissionais permitirá um contato com a realidade, com o cotidiano. O ideal é conversar com ao menos dois profissionais, para não correr o risco de ficar com a opinião de um profissional frustrado que te dará uma enxurrada de ideias negativas sobre a profissão.


Segundo - busque pela grade curricular dos cursos de seu interesse. Lembre-se: a informação facilita a escolha! Nada melhor antes de escolher por um curso conhecer as disciplinas que estudará. Essa informação pode ser obtida no próprio site das faculdades ou com a secretaria do curso.

Aqui sua lista de interesses deve estar mais reduzida, ficará mais fácil ir para o último passo.


Terceiro – conheça as tendências de mercado. Qual o piso salarial? A área de seu interesse está em expansão? Há possibilidade de crescimento? Qual a realidade desta profissão na sociedade?


“O que você quer ser quando crescer?”.


A resposta para esta pergunta não é tão simples quanto parecia quando se tinha 10 ou 12 anos de idade. No entanto, você é o único que poderá respondê-la.

Depois de refletir sobre você, as profissões e a realidade social conseguirá tornar sua escolha mais consciente e, consequentemente, se sentirá mais seguro para construir esse novo caminho.



Psicóloga Angélica Neris

CRP 08/20866

Posts em Destaque

bottom of page