top of page

Quanto vale sua paz de espírito?


Consumir. Você já se sentiu consumido por alguém? Você gostaria de consumir mais? Consumir te dá prazer? O que é consumir?

Consumir: absorver, comprar, usar, tirar as forças ou perder as forças.


Bauman, um sociólogo polonês, fala de uma sociedade líquida, imediatista, que busca o prazer individual. Uma sociedade em que o mercado dita as regras e as regras do mercado são definidas pelo capitalismo, pelo poder de compra.

Diante desta constatação eu me pergunto: como está a saúde emocional desta sociedade no momento em que é preciso reduzir o "ter" e é preciso pensar no "ser". Pensar o "ser" em várias conjugações e tempos verbais: quem SOU?, o que eu ERA?, o que eu FUI?, como SEREI daqui pra frente? Pois, numa sociedade em que o indivíduo escolhe alicerçar sua identidade sobre objetos e posses não se vive só uma crise econômica, se vive uma crise existencial. Quando vivo sob a ditadura do "ter", a crise econômica dificulta ou me impede em possuir tudo aquilo que me gera prazer de forma intensa e imediata.

Estamos em crise econômica, mas esta crise é mais que crise de dinheiro, é mais que perder o poder de compra, é perder o poder de prazer.

Quando a minha identidade, o "ser", está misturada ao "ter" eu crio a ilusão de que tudo pode ser consumido, comprado, transformado em objeto, produto. O que você é? O que você tem? Você é o que você tem? Qual é o seu preço?

A partir do momento que não conseguimos nos satisfazer com o consumo de produtos, o que está acontecendo com muitos neste período de crise econômica, começamos a consumir a nós mesmos, consumir nosso tempo, nossos amigos, nossos desejos, nossos prazeres, nossas esperanças, nosso corpo... Talvez por isso, muitas pessoas estejam vivendo em constante ansiedade, deprimidas e dependentes de fármacos para continuar a viver.

Quanto vale sua paz de espírito?

Você pode escolher aquilo que te dê prazer de forma imediata: como um carro novo, roupas, joias...

Ou pode escolher o caminho do autoconhecimento, da aprendizagem, da mudança. Este demora mais pra alcançar, mas o prazer será pra vida toda!



Posts em Destaque

bottom of page