"Menas" Verdades


"O certo só é certo e a verdade só é verdade se fixarmos um olhar e não mudarmos de ângulo, de contexto, de configuração."

Dizer que ser homem e ser mulher é nascer biologicamente assim, é o mesmo que dizer que somos seres destituídos de psicológico, de psique, e de social.

Talvez precisamos acreditar em "menas verdades". Afinal, a verdade é a forma que encontramos para termos controle sobre as respostas e os efeitos. Se nos posicionamos como julgadores, muito pouco teremos a fazer além de culpar, condenar e punir.

Então se olharmos com "menas verdades" a sexualidade humana perceberemos que somos constituídos por um físico e também por um sentimento de se sentir homem e se sentir mulher. Parece obvio, mas não é. Para os transexuais o corpo é de um sexo e a alma é de outro.

A transexualidade não é doença mental, o fato é que nem é doença. Para o homem e a mulher transexual seu corpo não está adequado a forma como pensam e sentem, o que eles querem é corrigir isso e viver como são por dentro, ou seja, adequar seu corpo ao seu estado psicológico.

Talvez você tenha achado absurdo menas verdades, quase um assassinato às normas da língua portuguesa, e talvez você também tenha achado um absurdo falar de identidade de gênero, quase um assassinato às suas normas, ao que é certo e errado, ao que é verdade. Mas...

"As verdades que parecem mais verdadeiras, se a gente dá muitas voltas nelas, se a gente olha para elas de pertinho, vê que são verdades só pela metade, ou deixam de ser verdades". (Mário Vargas Llosa)



Posts em Destaque

  • Facebook
  • Instagram