O que é psicoterapia?

05.11.2016

 

Este é o nome dado ao processo terapêutico estabelecido entre um especialista - o psicólogo, e seu cliente/clientes.

A psicoterapia, diferente de uma consulta médica, acontece com maior frequência e as sessões duram entre 50 a 60 minutos. E, ao contrário do que muitos pensam, ela tem começo, meio e fim.

A psicoterapia se estabelece numa relação de confiança. Esta relação é importante porque o processo psicoterapêutico é colaborativo, ou seja, psicólogo e cliente, embora com papéis divergentes, têm participação ativa na busca de resultados.  

Com base em pressupostos teóricos a psicoterapia auxilia no desenvolvimento da autonomia no indivíduo e o ajuda adquirir maiores estratégias para melhorar seu funcionamento dentro dos sistemas: familiar, profissional, social, etc. 

Ainda que os relacionamentos com amigos e familiares sejam exemplos de relações de ajuda, nem sempre estas relações são suficientes para auxiliar o sujeito a assumir, de melhor forma, as escolhas de sua vida. A relação de ajuda construída entre psicólogo e cliente, ao contrário das familiares, é uma relação profissional, pautada em princípios e técnicas da Psicologia.

Please reload

Posts em Destaque

Profissões: o que escolho? Como me decido? A escolha da profissão em 2 etapas

March 11, 2015

1/2
Please reload

Posts Recentes

02.11.2019

08.09.2018

Please reload