top of page

Você sente-se estressado?

Pegar o trânsito para o trabalho é estressante.

  • Levar o filho para a escola tem sido um stress.

  • Na relação do casal as brigas estão cada vez mais frequentes porque os dois andam muito estressados.

  • Diariamente sofro com dores de cabeça, o médico me disse que é stress.

Sabemos de fato o que é stress ou usamos essa palavra para definir várias situações das quais não temos outras explicações?


O que é stress?

“O stress é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo”, Marilda Lipp.

Pode-se dizer que o corpo funciona em grande harmonia, todos os órgãos trabalham em sintonia e num ritmo adequado. Contudo, diante de uma situação de stress, o funcionamento do corpo se altera e alguns órgãos precisam trabalhar mais que outros para conseguir colocar o corpo novamente no seu estado equilíbrio, ou seja, há um esforço maior e um desgaste para lidar com o problema.

Portanto, o stress precisa ser levado a sério e o tratamento não é feito com a prescrição de férias, mas sim com atendimento especializado e, em alguns casos até, multidisciplinar.


Como identificar sinais de stress?

Quando seu corpo atinge o limite ele dá alguns sinais, a memória começa a falhar, o cansaço fica muito presente mesmo após uma boa noite de sono, há um grande desinteresse por atividades que antes davam prazer. Ter consciência de quando seu corpo está chegando no limite gera a oportunidade de aliviar a tensão e enfrentar o problema.

Verifique no quadro a seguir seu nível de tensão, avalie como você está e qual seu nível de stress. Mas lembre-se, as situações descritas na tabela são comuns a qualquer pessoa, faz parte da vida sentir-se mal alguns dias, o problema é quando esses sentimentos são frequentes.

Marque na tabela de respostas quantas vezes na última semana você sentiu o descrito:

Verifique o resultado de sua pontuação: considere apenas o número de itens assinalados que apresentaram mais de quatro reincidências.

Nenhum item assinalado = Parabéns, seu corpo está em pleno funcionamento no que se refere ao stress.

De 1 a 3 itens assinalados = A vida pode estar um pouco estressante para você. Avalie o que está ocorrendo. Veja o que está exigindo demais de sua resistência. Pode ser o mundo lá fora, pode ser você mesmo. Fortaleça o seu organismo.

De 4 a 8 itens assinalados = Seu nível de stress está alto, algo está exigindo demais do seu organismo. Você pode estar chegando no se limite. Considere uma mudança de seu estilo de vida e hábitos. Analise em que seu modo de ser pode estar contribuindo para a tensão que estás sentindo.

Mais de 8 itens assinalados = Seu nível de stress está altíssimo. Cuidado. Procure ajuda de um psicólogo especializado em stress. Sem dúvida você tem fontes de stress representadas pelo mundo ao seu redor (pode ser família, ocupação, sociedade, etc.) e fontes internas (seu modo de pensar, sentir, de ser) com as quais precisa aprender a lidar.


O que fazer contra o stress?

Alimente-se bem, com alimentos saudáveis e ricos em nutrientes;

Pratique exercícios físicos;

Regularize o sono;

Faça relaxamento;

Procure orientação profissional para tomar consciência de si e aprender novas formas de lidar com os problemas.

Referência: Lipp, Marilda. O stress está dentro de você. São Paulo: Contexto, 2007.

Posts em Destaque

bottom of page