top of page

Término de Relacionamento: como lidar com a perda?


“Terminei uma relação horrível que só me fazia sofrer, mesmo assim foi muito difícil perdê-lo. Nunca achei que sentiria falta”.

O fato de planejar ou querer o fim da relação não impede ninguém de sofrer. Por isso, até os relacionamentos “ruins” quando acabam trazem um misto de alívio e sofrimento. Do ponto de vista emocional quando se perde alguém há uma invasão de pensamentos negativos, outras perdas que estavam mal resolvidas e esquecidas voltam à tona e começam a incomodar, sentimentos de medo, angústia, solidão e abandono também se tornam muito presentes nesse momento.

Nos casos em que o término vem de surpresa o sofrimento pode ser ainda mais intenso. Sem perceber os sinais de insatisfação a pessoa se depara repentinamente com o fim. Sem uma organização prévia vê sua vida tomando novos rumos e precisando se reinventar longe dessa relação.

Como lidar com a perda?

A separação envolve mais que a perda da pessoa amada é também a perda dos sonhos, dos planejamentos em comum, das expectativas, da rotina a dois e da ilusão de não estar sozinho. Por isso, torna-se necessário viver este luto. É natural querer fugir, mas lidar com a dor por pior que ela seja prepara a pessoa para sair inteira depois de tudo que sofreu. Chorar essa dor, de forma concreta ou simbólica, expressar a raiva e limpar a culpa fazem parte desse processo de luto. O problema é que na tentativa de aplacar a dor não é esse o caminho que a pessoa consegue fazer. E, em vez de diminuir a energia dedicada ao outro acaba acompanhando-o diariamente nas redes sociais, por exemplo. Esse comportamento aumenta ainda mais os pensamentos sobre o companheiro, tornando quase uma necessidade saber como ele está.

Outro ponto importante é usar esse momento para enxergar as aprendizagens que a relação possibilitou e aproveitar para se autoconhecer. Afinal, são nesses turbilhões de emoções que se toma consciência de muitos comportamentos e reações que não se imagina que teria.

Quem não vive o luto e o processo de separação corre o risco de entrar num outro relacionamento com questões mal digeridas e repetir no presente situações do passado em função das dificuldades da relação anterior.

Posts em Destaque

bottom of page