Mente e Corpo

01.15.2015

 

A psicologia, muitas vezes, é entendida como a ciência que estuda apenas a mente, por sua vez, a mente é compreendida como separada ou isolada do corpo.

A visão que uso para o desenvolvimento do meu trabalho é a concepção de totalidade. Somos um sistema vivo complexo, o homem é uno, logo mente e corpo são indivisíveis e estão diretamente relacionados. Mais que isso, o sujeito está sempre inserido em vários sistemas, como familiar, profissional, social, escolar, não está isolado. Portanto, sofre influência genética, ambiental, emocional, de pensamentos, valores, e tudo isso precisa funcionar em interação.

A partir desta visão de totalidade, entendo que quando o sintoma se manifesta no corpo físico, ele não está dissociado da mente, tampouco dos sistemas em que o indivíduo está inserido. Já pensou que seus sintomas físicos têm relação com suas questões emocionais?

Pense comigo: quando a luz vermelha do painel do seu carro começa a piscar pode indicar que o seu veículo está com algum problema. O que você faz? Remove o dispositivo que está piscando ou busca identificar o "pra que" isso está acontecendo. 

O seu corpo é a mesma coisa... o sintoma é seu sinal de alerta, você pode escolher tirá-lo ou entender o "pra que" ele está no seu corpo.

Você escolhe o caminho!

Ache tempo para se ouvir e falar de você!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Profissões: o que escolho? Como me decido? A escolha da profissão em 2 etapas

March 11, 2015

1/2
Please reload

Posts Recentes

02.11.2019

08.09.2018

Please reload